UBU REI

UBU REI

01 Out 2013

Em Qualquer Lugar reside o Pai Ubu: um grotesco burguês, funcionário a serviço do Rei de “O Lugar”. Sob pressão da sua mulher ambiciosa e com o auxílio do Capitão Bordure e seu exército, o covarde e malcriado Ubu se convence de que irá matar o Rei para se apoderar do cargo. Uma vez no trono, revela-se cruel, estúpido, e o seu pensamento político é absurdo. Diante disso, o jovem príncipe Bougrelas, sucessor do falecido Venceslas, encontra forças no seu próprio ódio e na inconformidade dos povos para recuperar a coroa, como lhe é justo. Só resta enfim ao Pai Ubu continuar, sem mágoas, com seu mesmo miserável caráter.

Oficina 

Nesta montagem, além de abusar da linguagem do bufão, escancarando o que sugere o texto para o inescrupuloso Pai Ubu, protagonista da história, a apresentação é dependente de uma oficina desenvolvida anteriormente ao espetáculo, a qual inclui 16 oficinandos (atores ou estudantes de Artes Cênicas) no espetáculo.

A junção de atores e estudantes, possibilita ao espetáculo uma atmosfera de risco e imprevisto tão necessária na composição do teatro realizado na rua e, dessa forma, concretiza em cena o jogo vivo, a cumplicidade do público que compra e torce pelo trabalho e prontidão constante em cena, tantos dos atores, que conduzem o enredo, quanto os “oficiandos” que reagem aos comandos.

Concepção: João Paulo Fernandes

Direção: Tânia Alonso

Texto: Alfred Jarry

Adaptação: Cia Teatral Boccaccione

Atores: Nathália Fernandes, Michel Masson, Vilsinho Juri, Nayla Faria, João Paulo Fernandes, Diego Freiria, Naná Bertchelly, Marcelo Ribeiro, Karol Nurza

Duração da oficina: 120 minutos

Indicação etária da oficina: 16 anos

Duração do espetáculo: 60 minutos

Indicação etária espetáculo: a partir de 14 anos 

 

GALERIA DE IMAGENS

GALERIA DE VIDEOS

POSTS RELACIONADOS

COMENTÁRIOS